Segundo o corretor de imóveis, apesar das comissões atraentes, o setor de alto padrão demanda desafios maiores do que o mercado convencional
O corretor de imóveis de alto padrão pode receber uma comissão de até 6% com a venda de uma propriedade de luxo. Essa gratificação chama a atenção de profissionais da área que acabam apostando neste setor sem considerar as suas peculiaridades, como as longas negociações e o atendimento personalizado.
Segundo o corretor de imóveis Mohamad Kassem Najm “além de dominar o mercado imobiliário, o corretor de propriedades de luxo precisa ter um profundo conhecimento sobre as tendências de design, arquitetura e estilo de vida para atender um público altamente exigente”.
Desafios do setor
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo indica em sua tabela que, a comissão de corretagem para propriedades de alto padrão pode chegar em 6% do valor total do imóvel.
Para conquistar esse percentual, o profissional precisa construir uma carteira de clientes sólida. “O relacionamento interpessoal é um dos principais pilares dessa profissão, já que criar uma rede sólida de clientes e investidores requer confiança, discrição e habilidades de negociação refinadas”, explica Kassem.
Existe a possibilidade de faturar alto com essas vendas, porém, as negociações podem durar meses. A jornada do cliente nesse segmento, por tratar de valores muito altos, é mais longa e demanda paciência do corretor, que precisa considerar reservas de emergência para passar pelos períodos sem vendas.
Experiência exclusiva
A profissão de corretor de imóveis de luxo exige uma combinação única de habilidades, expertise e sofisticação. Esse profissional atua como um consultor, orientando seus clientes na aquisição ou venda de propriedades exclusivas, que muitas vezes envolvem valores significativos e expectativas elevadas.
“Cada detalhe importa: desde a apresentação impecável dos imóveis até a capacidade de antecipar as necessidades do comprador. O corretor de imóveis de luxo precisa estar constantemente atualizado sobre o mercado global e local, entendendo as particularidades de cada região e os desejos de clientes de alto padrão”, conta Mohamad Kassem Najm.
Turismo imobiliário
Além dos desafios apontados, os imóveis de alto padrão podem atrair curiosos que estão em busca de vivenciar o chamado “turismo imobiliário”. Esses “clientes” na verdade só querem conhecer o interior das propriedades de luxo e não tem interesse real em negociar ou adquirir o imóvel.
Para evitar esse tipo de problema, o corretor Mohamad Kassem Najm orienta que, antes da visita, o profissional avalie as documentações dos interessados, inclusive para evitar desgaste ou problemas de segurança.
Como investir nessa profissão?
Para se tornar corretor de imóveis, é necessário investir na formação de Técnico em Transações Imobiliárias ou em Tecnólogo de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários. Após a conclusão do curso, o candidato deve solicitar o registro de sua inscrição no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) ou na Delegacia Regional mais próxima.
Mohamad Kassem Najm
Mohamad Kassem Najm é um profissional altamente qualificado no setor imobiliário, com mais de dez anos de experiência no mercado de investimentos imobiliários. Sua trajetória começou em 2010, quando iniciou sua carreira no setor e obteve a certificação do CRECI-SP, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo.
Desde então, Mohamad tem se destacado tanto por sua expertise no mercado imobiliário quanto por suas diversas credenciais e certificações, incluindo a do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade). Além disso, sua habilitação como Agente Autônomo de Investimentos (AAI), concedida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o capacita a atuar como consultor especializado para investidores individuais e institucionais.
Foto: https://unsplash.com/pt-br/fotografias/white-and-grey-concrete-building-near-swimming-pool-under-clear-sky-during-daytime-2d4lAQAlbDA