Pesquisa 365
  • Economia
  • Educação
  • Meio Ambiente
  • Negócios
  • Pesquisas
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Economia
  • Educação
  • Meio Ambiente
  • Negócios
  • Pesquisas
  • Saúde
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Pesquisa 365
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Atacarejos se rendem à internet e aos poucos começam neste universo

Pesquisa 365 por Pesquisa 365
9 de dezembro de 2021
em Negócios
0
Atacarejos se rendem à internet
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsApp

Atacarejos se rendem à internet mesmo que ainda de forma tímida, porém, é apontada por especialistas como uma tendência irreversível

Na onda do comércio varejista, o setor de atacado passa a entrar para a era digital. O motivo é levar os negócios para regiões mais distantes do país. Mesmo ainda de forma tímida, porém, é apontada por especialistas como uma tendência irreversível. Isso porque, com o fim da pandemia, as pessoas continuarão a comprar pela internet.

Atacarejos se rendem à internet

Os atacarejos se rendem à internet pelo fato do crescimento dos e-commerces no Brasil.

Além disso, a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) acaba de criar um marketplace chamado AbasteceBem. Ele será um shopping virtual voltado à venda para empresas, e não para o consumidor final.

De acordo com Leonardo Severini, presidente da Abad, esta iniciativa veio de uma demanda por um marketplace pelos próprios atacadistas. Até o momento, sete atacadistas integram o AbasteceBem. Mas já existe 150 empresas interessadas.

Pesquisa da Nielsen

Segundo uma pesquisa da consultoria Nielsen para a Abad, o e-commerce entre atacadistas é algo novo. O estudo mostrou que em setembro passado 19,7% estavam em fase de construção desse canal. Já 31,9% estavam operando no e-commerce. E destes, apenas um terço estava em marketplaces.

Portanto, esta é uma realidade que precisa mudar. Em agosto, o Atacarejo Raiz ingressou no Mercado Livre. A companhia integra o grupo Lopes, de Guarulhos (SP), que possui 29 lojas de supermercados e três atacarejos. Contudo, a empresa enxergou a possibilidade de atingir os 70 milhões de clientes ativos do gigante da internet.

Para o diretor-presidente do Lopes Supermercados, José Osvaldo Leivas, a plataforma de vendas é muito forte, além de ter um potencial de negócio fantástico.

Grande atrativo

O baixo custo de acesso ao marketplace é o grande atrativo, afirma o consultor técnico do projeto da Abad, German Quiroga:

“É óbvio que a loja física continua super-relevante, mas o consumidor mudou. Temos de pensar numa forma mais inteligente e barata para atender os clientes.”

Como funciona

Cada atacadista administra suas entregas ou as mercadorias vendidas podem ser retiradas pelos clientes nas lojas. O intuito é conquistar em três anos o marketplace consolidado, estima o presidente da associação.

No caso dos estoques do Raiz, eles se concentram nos centros de distribuição do Mercado Livre pelo país. Portanto, isso garante a realização da entrega em até dois dias, revela Leivas.

“Se o cliente compra da indústria ou de outro distribuidor, demora de cinco a seis dias para receber o produto.”

E uma parte do custo do frete é subsidiada pelo atacarejo e a outra, pelo consumidor.

E não param por aí, o Raiz atualmente negocia a entrada do atacarejo em um segundo marketplace, além de ter o próprio site em 2022, e também manter a presença nas plataformas de entrega rápida.

Atacarejos menores

Em contrapartida, os atacarejos e atacadistas menores avançam agora no online. Enquanto isso, os gigantes do atacarejo caminham em ritmo lento. Prova disso é que o Assaí, do grupo francês Casino (também dono do GPA), não possui e-commerce próprio nem marca presença em marketplaces. Entretanto, o atacarejo possui um projeto ousado de abertura de lojas físicas.

Em setembro, a empresa fechou parceria com o aplicativo de entregas Cornershop by Uber. O Assaí afirma que, por enquanto, a melhor estratégia para atender bem seu cliente é utilizar aplicativos de última milha (“last mile”). Além disso, ela pretende fechar acordos com outros apps desse segmento nos próximos meses.

Estratégia do Atacadão

Há um ano, o Atacadão (pertencente ao Carrefour), concorrente direto, adquiriu a CotaBest. Ela é uma startup referência no mercado de atacado online. Sendo assim, o Atacadão montou um marketplace onde estão presentes 300 vendedores parceiros. A companhia informa ainda que os clientes desse marketplace são outras empresas, e não o consumidor final. Ela ainda firmou parcerias com apps de entrega, como Rappi e Cornershop.

Porém, para Quiroga, da Abad, tanto o Assaí quanto o Atacadão “estão mais atrasados na digitalização, estão entrando de forma mais experimental”.

O consultor ressaltou também que essas redes de atacarejo possuem uma posição muito interessante no mercado com lojas tradicionais. E por este motivo preferem explorar outros canais de vendas somente quando alcançam uma posição consolidada no varejo físico.

*Foto: Reprodução

Postagem anterior

Vendas de veículos tem pior novembro dos últimos 16 anos

Próxima Postagem

Indústria recua em cinco locais de 15 verificados, afirma IBGE

Próxima Postagem
Indústria recua em cinco locais

Indústria recua em cinco locais de 15 verificados, afirma IBGE

Categorias

  • Cultura
  • Direito
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Negócios
  • Pesquisas
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Pesquisa 365

Em um ecossistema em que as notícias falsas e sem credibilidade infelizmente se disseminam rapidamente, o Pesquisa 365 surge com o propósito de preservar as bases do jornalismo de qualidade, enaltecendo a pesquisa e senso crítico. Todo dia é dia de saber mais e melhor sobre um assunto. Nós fazemos a melhor pesquisa para você, o ano todo.

CATEGORIAS

  • Cultura
  • Direito
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Negócios
  • Pesquisas
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo
  • Contato
  • Política de privacidade

© Pesquisa 365. Todos os direitos reservados 2021.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Economia
  • Educação
  • Meio Ambiente
  • Negócios
  • Pesquisas
  • Saúde

© Pesquisa 365. Todos os direitos reservados 2021.

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?