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Home Educação

Crianças mais novas foram mais impactadas por pandemia, diz estudo da FGV Social

Pesquisa 365 por Pesquisa 365
24 de fevereiro de 2022
em Educação
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Crianças mais novas
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Crianças mais novas, em fase de alfabetização, gerou aumento de evasão escolar em quatro vezes no fim de 2020

Em um estudo recente, publicado pela FGV Social, indica que as crianças mais novas foram as mais afetadas pela pandemia de covid-19, na educação brasileira. Isso porque ela a pesquisa aponta que a taxa de evasão escolar desta faixa etária, em fase de alfabetização, aumentou quase quatro vezes no fim de 2020. Porém, houve uma leve recuperação em 2021.

Crianças mais novas afetadas na pandemia

Segundo relatório do estudo:

“Há aumento da taxa de evasão escolar na faixa de 5 a 9 anos de 1,41% para 5,51% entre os últimos trimestres de 2019 e 2020. Voltamos neste ápice da evasão do Covid-19 aos níveis de 14 anos antes. No 3º trimestre de 2021, a taxa de evasão volta a 4,25%, ainda cerca de 128% mais alta do que o observado no mesmo trimestre de 2019.”

Além disso, existe uma tendência de evasão escolar na pandemia entre alunos mais novos, uma vez que eles saíram mais da escola e retornaram menos aos bancos escolares, ressalta o estudo.

Redução no tempo de estudo

Por outro lado, o levantamento da FGV Social indica também que as crianças mais novas tiveram uma redução em seu tempo diário de estudo. Portanto, este impacto foi bastante significativo entre os estudantes de classes econômicas mais baixas.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Enquanto isso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD) define a carga horária mínima de quatro horas diárias em cinco dias por semana, a média de horas diárias dedicadas aos estudos foi de 2h23 para a faixa etária dos 6 aos 15 anos. Entretanto, quatro estados obtiveram tempo médio inferior a duas horas diárias.

*Foto: Unsplash

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