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Reputação digital: 89% dos usuários verificam as avaliações do Google antes de fazer uma compra

Pesquisa 365 por Pesquisa 365
28 de novembro de 2024
em Negócios
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Reputação digital 89% dos usuários verificam as avaliações do Google antes de fazer uma compra
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Pesquisas indicam que, para atrair e fidelizar clientes, é essencial monitorar e responder os comentários que aparecem sobre o seu negócio 

O Google é responsável por mais de 90% das pesquisas realizadas globalmente e desempenha um papel crucial no tráfego de sites e nas buscas via dispositivos móveis. Assim, quando alguém busca sua empresa nesta plataforma, os resultados que aparecem vão transmitir a reputação digital que você deseja que os usuários vejam, seja por meio de links estratégicos ou comentários.

Uma pesquisa da SOCI, chamada “The State of Google Reviews”, revelou que 89% dos consumidores consultam as avaliações antes de fazer uma compra. O estudo também apontou que elevar a nota média das avaliações da sua empresa no Google, pode resultar em um aumento de até 44% no tráfego do site e elevar as chances de conversão em 2,8%.

Reputação digital: qual é a importância do Google?

Em uma jornada de compra, o Google é, na maioria das vezes, o primeiro canal acessado pelo consumidor. Todo o processo de escolha, pesquisa e decisão de compra começa com uma simples busca nesse mecanismo.

Assim, para incluir o Google como uma parte fundamental da sua estratégia de reputação digital, comece pesquisando o nome da sua empresa ou termos relacionados ao seu setor para ter um panorama inicial. Mapeie e analise o que os primeiros resultados dizem sobre você ou sua marca. Em seguida, desenvolva um plano de ação para fortalecer uma imagem positiva ou reverter uma situação de crise.

O potencial do Google para o seu negócio

Figurar entre os três primeiros resultados locais do Google é essencial para o crescimento de uma empresa. Negócios nessa posição recebem 126% mais tráfego e registram um aumento de 93% nas conversões, em comparação com os demais.

Investir tempo e recursos para incentivar avaliações, responder a feedbacks e melhorar a presença online pode trazer retornos significativos. As avaliações não são apenas opiniões, mas ferramentas poderosas que influenciam as decisões de compra e refletem a reputação digital do seu negócio.

Com essa estratégia, é possível atrair mais clientes e, ao mesmo tempo, construir uma reputação sólida e confiável, destacando sua empresa em um mercado altamente competitivo.

A tão sonhada posição zero do Google

A posição zero do Google, chamada de “featured snippet” ou “posição destacada”, é um local privilegiado nos resultados de busca. Nesse espaço, o buscador apresenta uma resposta direta e sucinta à pergunta do usuário, antes mesmo de exibir o primeiro link orgânico.

Esse destaque costuma aparecer em forma de parágrafo, lista, tabela ou vídeo, e responde rapidamente à intenção de busca, sem que o usuário precise clicar em um link. Alcançar a posição zero oferece uma vantagem significativa, pois aumenta a visibilidade e autoridade do conteúdo, atraindo mais tráfego e credibilidade para o site.

Embora a posição zero seja desejável, figurar na primeira página do Google também é fundamental para aumentar o tráfego orgânico do seu site, loja, blog ou redes sociais. Para atingir essas posições, é necessário produzir conteúdo de alta qualidade, desenvolver canais otimizados e implementar estratégias que sigam as melhores práticas de SEO.

Como gerenciar a sua reputação digital no Google?

Fazer uma gestão ativa da sua reputação online no Google é uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital. Utilize o potencial desta ferramenta, combinado com uma gestão eficiente de reputação, para divulgar seu negócio. 

Não é eficaz estar em todos os canais e criar conteúdo otimizado se a imagem da sua empresa estiver negativa. Para estabelecer uma reputação online positiva, comece monitorando o nome da sua marca e os termos relacionados para detectar crises ou descobrir novas oportunidades.

Além disso, lembre-se de que a falta de presença digital também é um indicador negativo para os consumidores; “não existir” no Google pode afastar clientes. Por isso, estude quais canais estão alinhados com o seu segmento, produto e público-alvo. 

Desenvolver uma reputação digital robusta exige tempo e o apoio de profissionais especializados em comunicação, marketing digital e relações públicas. Uma estratégia eficaz envolve planejamento, monitoramento, análise de cenários, SEO, presença digital em canais estratégicos, criação de conteúdo e um bom relacionamento com o público.

Foto: https://br.freepik.com/fotos-gratis/colagem-do-conceito-de-experiencia-do-cliente_25053721.htm#fromView=search&page=1&position=2&uuid=467ee085-5c88-4643-926d-e3249c048608

Tags: googlereputação digital
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