Aparentemente uma rede social para compartilhar fotos e buscar inspirações, o Pinterest pode ter um papel fundamental para os negócios. Criado em 2010, ele possui mais de 100 milhões de usuários ativos por mês. O diferencial é que esses usuários são muito engajados e fiéis aos conteúdos da rede.

O Brasil é um dos cinco principais países na audiência do Pinterest. Por isso, ignorar a sua importância em estratégias de marketing pode ser um erro crucial. Se você não conhece o Pinterest ou as suas funcionalidades, fique atento!

Saiba mais a seguir sobre o perfil dos usuários e as vantagens em utilizar o Pinterest no seu negócio!

Gerar tráfego para sites

O Pinterest é um ótima forma de gerar tráfego através de fotografias. Quando você cria um perfil empresarial/profissional, pode ainda criar murais que ficam abertos a outras pessoas que acessam o seu perfil.

Cada fotografia que você inclui na rede pode linkar a um site. Nesse caso, ao seu site. Assim, você pode aumentar o tráfego e chegar a novos usuários. A lógica funciona basicamente igual a quando você compartilha algo no Facebook para criar um link a outro site. Entretanto, a diferença é que o público do Pinterest é mais engajado e diferenciado.

Utilizado como ferramenta de SEO

As imagens que você inclui no seu perfil do Pinterest podem estar acompanhadas das famosas palavras-chaves. Elas são fundamentais para as técnicas de SEO e também auxiliam a gerar mais tráfego ao seu site.

Se você possui um restaurante, por exemplo, pode incluir fotos atrativas dos seus pratos com palavras-chaves relacionadas a ele. Assim, o público que tem interesse nesse tema o encontrará facilmente em site como o Google e Yahoo.

Associado ao Google Imagens

Uma das vantagens de se estar presente no Pinterest é que isso aumenta automaticamente a presença do seu negócio no Google Imagens. O que acontece é que a rede social é diretamente associada ao site de buscas.

Para entender melhor, isso significa que quando alguém pesquisa por uma foto no Google Imagens, ele mostra resultados do Pinterest. Assim, se você faz uso otimizado das palavras-chaves ditas anteriormente, tem grande chance de aparecer bem posicionado na pesquisa.

Acompanhamento de métricas no Analytics

A boa notícia para quem utiliza o Pinterest para negócios é que a rede social pode ter suas métricas acompanhadas pelo Analytics. Assim, você terá acesso a inúmeras informações decisivas para as suas estratégias de marketing digital.

O Analytics permitirá conhecer especialmente o perfil do público no Pinterest. Informações como desde o número de visitas recebidas até o tempo em que ela durou estarão disponíveis para serem analisadas.

Perfil dos usuários do Pinterest

Um estudo da agência francesa 909C traçou um perfil do Pinterest em 2017. Segundo a pesquisa, cerca de 80% dos usuários da rede são mulheres. Além disso, 30% do total têm entre 25 e 34 anos.

Um dado interessante para os negócios é que 54 milhões de conteúdos são gerados ou compartilhados diariamente na rede social. Mais do que isso, há dados que comprovam que 23% das vendas nas redes sociais é gerada pelo Pinterest. Assim, o ticket médio gerado pelos seus usuários é em torno de 160 dólares.

Algumas empresas famosas mundialmente já utilizam a rede para alavancar os seus resultados. Marcas como a Sephora, Sony e Vogue são alguns desses exemplos. No caso da Vogue, as ações de marketing digital voltadas ao Pinterest renderam um aumento em 75% das visitas no seu site em seis meses.

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