O Instagram muda cada vez mais. A rede social, avaliada em mais de US$ 100 bilhões, torna-se mais dinâmica a cada novidade. Agora, são os recursos do IGTV e das perguntas no InstaStorie que estão movimentando o aplicativo e até mesmo os perfis de empresas.

O IGTV surge como mais uma possibilidade de alcançar audiência, além de fazer competição ao YouTube. Já o recurso das perguntas pareceu ser mais uma possibilidade de entretenimento, mas vai além. Se bem utilizado, pode ser uma ótima ferramenta de interação entre empresas e clientes.

As oportunidades abertas pelo IGVT

Se antes os vídeos no Instagram ficavam restritos a um minuto de duração, essa realidade mudou. Agora, o IGTV permite vídeos de até 1h de duração na rede social. A outra novidade é a possibilidade de postar vídeos no formato vertical.

Para utilizar o IGTV é necessário fazer download do aplicativo específico. Nele aparecerão sugestões de pessoas que você possa querer assistir e também vídeos dos canais de pessoas que você já segue em seu Instagram. Já para postar algum vídeo basta clicar no botão de “+” e eles ficarão armazenados em uma espécie de canal, exatamente como no YouTube.

O novo recurso deve ser encarado como uma oportunidade principalmente às empresas e digital influencers que buscam espaço no Instagram. O ideal, contudo, é buscar produzir um conteúdo personalizado e específico para o IGTV.

Embora seja muito semelhante ao que já se produzia no InstaStorie, o IGTV é uma plataforma nova, que exige também uma atenção especial. Esse pode ser um espaço, sobretudo, para estender o relacionamento da marca com os usuários.

Para um candidato político, por exemplo, o IGTV é um espaço perfeito para o marketing digital. Através dele é possível produzir um conteúdo informativo, voltado à apresentação de propostas e a permitir que se conheça melhor o perfil do candidato. Em comícios e passeatas é possível realizar filmagens para serem enviadas ao IGTV.

Perguntas no InstaStorie: para que servem?

Outra forma de fortalecer o relacionamento com os usuários é a partir do recurso de perguntas do InstaStorie. Nele, o usuário posta um InstaStorie com a função e abre para perguntas dos seguidores. Essas perguntas não são anônimas, mas não aparece o perfil de quem as enviou quando são respondidas.

Como isso pode ser útil para o marketing digital? Promovendo interação! Seguindo o mesmo exemplo do IGTV, um candidato a um cargo público pode potencializar esse recurso para a sua campanha.

O ideal é estimular as pessoas a fazerem perguntas. Eleja um tema, por exemplo. Avise que você estará respondendo perguntas sobre propostas na área da educação durante um hora. Assim, os usuários enviarão os questionamentos que forem do seu interesse. Pense que uma resposta bem elaborada pode conquistar um voto.

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