A pesquisa pode ser tratada como uma das ferramentas do marketing para traçar estratégias a partir de dados e levantamentos. Para conduzir ações de marketing, a pesquisa qualitativa é uma das mais solicitadas por inúmeras empresas. Você sabe, contudo, por que ela está ganhando tanta atenção?

As pesquisas, em geral, oferecem subsídios para conhecer o seu público-alvo, o mercado e ainda opiniões de produtos e serviços. Para o marketing, ter acesso a informações como essas é fundamental. Quando as pesquisas são desenvolvidas pelo método qualitativo, torna-se mais fácil ter conhecimento aprofundado das motivações dos consumidores.

A técnica de Focus Group é um dos tipos de pesquisa qualitativa que se destaca para pesquisas de mercado e em campanhas eleitorais. Ela oferece muito além de dados estatísticos e as suas análises podem determinar o sucesso ou não do que se está avaliando.

Se você não conhece o método Focus Group, entenda abaixo como ele funciona e a sua forma de abordagem.

Entendendo a pesquisa qualitativa

Muito comum na sociologia e psicologia, a pesquisa qualitativa ganhou espaço também no marketing nos últimos anos. Atualmente, pesquisas desse tipo auxiliam na tomada de decisões de grandes empresas pela sua possibilidade de prever comportamentos futuros.

Se você deseja lançar um produto novo ou um candidato, no caso de uma campanha eleitoral, a pesquisa qualitativa é ideal. Ela questiona o público quanto às possibilidades de aprovação daquele produto ou candidato, indo além de dados estatísticos e fornecendo opiniões.

Normalmente esse tipo de pesquisa decorre por entrevistas que estimulam o entrevistado a opinar sobre algo específico, mesmo que de forma indireta.

Pesquisa qualitativa Focus Group

Uma das técnicas mais utilizadas na pesquisa qualitativa é a Focus Group. Como a tradução diz, ela é realizada com grupos. O público é escolhido de acordo com o produto que estiver sendo avaliado, seguindo as preferências da empresa.

A dinâmica normalmente conta com um mediador que inicia o debate sobre determinado tema. A conversa é gravada para que as reações e opiniões dos participantes possam ser analisadas detalhadamente em outro momento.

Os grupos podem variar, sendo menores, com quatro pessoas, ou até com mais de 12. O que determina cada uma das características de como a pesquisa decorrerá será justamente o seu objetivo.

A pesquisa Focus Group mostra-se eficiente principalmente para avaliar não apenas a opinião dos entrevistados, mas também o seu comportamento. No caso de a pesquisa ter como objetivo especular a aceitação de um candidato em uma campanha política, essa análise pode ser determinante. Mesmo que o entrevistado não critique o candidato, por exemplo, as suas expressões faciais podem indicar aprovação ou desaprovação.

Por se tratar de uma pesquisa muito específica, a Focus Group precisa de atenção especial. É fundamental que você recorra a empresas competentes e experientes para realizá-la. Análises incorretas ou decorrentes de inexperiência podem prejudicar todo o seu planejamento de marketing.

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