Pesquisar o mercado é uma das principais medidas que se deve tomar ao iniciar um investimento. As pesquisas de marketing são fundamentais para conhecer onde se atuará ou ainda a avaliação sobre algo. Dentro disso, as pesquisas quantitativas destacam-se na coleta de dados principalmente para avaliar hipóteses.

Esse tipo de pesquisa caracteriza-se por ser um processo de perguntas fechadas. Os entrevistados normalmente possuem opções de múltipla escolha, mas é fundamental também que a questão apresentada seja clara. As respostas obtidas podem avaliar desempenhos e embasar estratégias de marketing de empresas e até mesmo candidatos em campanhas eleitorais.

Ao invés de se avaliar a opinião e o comportamento do entrevistado, como na pesquisa qualitativa, o que se deseja são dados, números, estatística. Portanto, se é isso que você precisa, fique atento às possibilidade da pesquisa quantitativa e como ela funciona!

Pesquisa quantitativa: o que é?

Nesse tipo de pesquisa os dados podem ser quantificados, ou seja, contabilizados estatisticamente. É possível dizer que 15 pessoas deram nota 9 para um produto e 15 deram nota 7, por exemplo. Esse tipo de dado é obtido através da aplicação de questionários.

Quem responde a uma pesquisa quantitativa está sujeito a respostas limitadas com opções pré-definidas. Assim, o entrevistado responde a hipóteses e comprova ou não elas, tudo a partir da sua opinião própria.

Embora o entrevistado seja livre para a resposta conforme o que pensa, as perguntas já contam com as opções que ele deveria escolher. Não há, contudo, uma liberdade para que o entrevistado justifique porque gostou de um produto ou não. Ele deve apenas responder se gostou ou não.

Quando utilizar pesquisas quantitativas

Uma empresa deve sempre avaliar quando a pesquisa quantitativa é mais válida do que a qualitativa. A opção pela quantitativa é comum no marketing quando se deseja avaliar frequência de compra, aceitação da marca e tendências de comportamento, por exemplo.

Antes de tudo, é necessário analisar se aquilo que se deseja são dados estatísticos acerca da abordagem. Se você quer saber a parcela da população que votará no candidato A nas próximas eleições, então deve aplicar a pesquisa quantitativa. Se deseja saber com que nota os clientes avaliam um produto recém lançado, também deve fazer essa escolha.

Como funciona?

É muito comum que as pesquisas quantitativas sejam realizadas por telefone ou até mesmo e-mail. Como se trata apenas de um questionário com as opções de resposta já delimitadas, não há necessidade de mediação entre um entrevistador e o entrevistado.

O grupo selecionado para responder ao questionário deve apenas selecionar a melhor resposta de acordo com a sua opinião, sem a necessidade de emitir de se explicar. As perguntas podem ser de vários tipos: múltipla escolha, dicotômica, ranking, matriz e aberta.

Ao contrário das pesquisas qualitativas, não há necessidade de se interpretar o que o entrevistado pensa. Acompanhá-lo durante o preenchimento do questionário ou fazer novos questionamentos de acordo com as suas respostas não é necessário.

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