Your address will show here +12 34 56 78
CEO da #PESQUISA365
Durango Duarte
  • Text Hover
O publicitário e pesquisador Durango Duarte teve seus contatos iniciais com o universo das pesquisas nas eleições ocorridas na década de 1980, quando atuou como militante e colaborador político. Um apaixonado por números desde cedo, ele percebeu que as pesquisas divulgadas apresentavam muitas distorções em relação ao resultado final das eleições, e que as empresas locais não usavam nenhum tipo de medição técnica em suas gestões e decisões.

Diante disso, em 1990, Durango desenvolveu um projeto com recursos próprios, no qual realizou uma série de pesquisas eleitorais, em parceria com professores renomados do Departamento de Estatística da então Universidade do Amazonas e de outros profissionais interessados em construir uma base de dados estruturada a respeito do eleitorado amazonense. E o resultado foi um sucesso.
Era a primeira vez no Amazonas que havia um trabalho de pesquisa eleitoral e de opinião com consistência, e, principalmente, realizado por profissionais do próprio estado e com credibilidade. Era o início da atuação profissional de Durango Duarte como pesquisador. Nas eleições seguintes, em 1992, foram aperfeiçoados todos os procedimentos e surgiram os primeiros contratos ad hoc.

Com essas duas experiências vitoriosas, era inevitável que Durango quisesse criar uma empresa de pesquisas no Amazonas. Surge, então, a Perspectiva Mercado e Opinião, em 1993. Como não era um ano eleitoral, os primeiros trabalhos da Perspectiva foram para a iniciativa privada de Manaus, com estudos contratados, inicialmente, pelas empresas Fogás, Bemol, Imesa Veículos, Mapemi, Café Manaus, Construtora Capital, Petrobras, CCE, Logos Veículos, Supermercados C. O., Rádio Novidade FM e Livraria Concorde.

No ano de 1994, mantendo-se a parceria com os melhores acadêmicos e profissionais que a Universidade do Amazonas poderia oferecer, Durango Duarte conseguiu que a Perspectiva realizasse inúmeros trabalhos terceirizados de pesquisas eleitorais para grandes empresas nacionais e internacionais.

Todo esse know-how foi altamente favorável para que ele pudesse impulsionar o seu conhecimento sobre os diversos tipos de pesquisa de mercado e de opinião, entre outras.

As eleições municipais de 1996 foram a prova de fogo da empresa. A Perspectiva cravou o resultado do primeiro turno, acertou a ida de Serafim Corrêa para o segundo turno – deixando Gilberto Mestrinho para trás – e, por fim, a vitória de Alfredo Nascimento. Ali, a empresa conquistou a credibilidade junto à população manauara e aos principais players da política e do mercado.

Durango sempre foi um profissional dinâmico, que acompanha a modernidade em busca das melhores ferramentas. Não à toa, ele foi o responsável pela implantação da cultura de geoprocessamento, do telemarketing, e dos estudos com dados secundários em Manaus. E graças ao seu conhecimento e experiência, realizou consultorias especiais para grandes projetos nas áreas de saúde, educação e segurança tanto no âmbito municipal quanto no estadual.

Atualmente, Durango Duarte continua seu projeto vitorioso e de altíssima credibilidade por meio da empresa #PESQUISA365, antiga Perspectiva, atendendo aos principais clientes do Amazonas e dos demais estados da região Norte. Um ciclo de sucesso.